Image



Qualifica – Um olhar para o Futuro

"AGARRE EM SI E INVISTA NO SEU FUTURO"


 

   A campanha publicitária, dinamizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), sob o mote “Agarre em si e invista no seu futuro” está integrada no programa Qualifica.
Dê um passo em frente, "agarre em si e invista no seu futuro" ao dirigir-se ao Centro Qualifica da Escola Secundária Campos Melo, onde uma equipa especializada o orientará para as diversas opções de qualificação com sucesso!

 


“A experiência é a mãe de todas as coisas”


 Duarte Pacheco Pereira

promocao.png

2017, Ano Europeu da Educação de Adultos

 

Ano Europeu das Competências

(Maio 2023 – Maio 2024)

 

Uma «mão de obra com as competências certas», nas palavras da presidente da comissão europeia, Ursula von der Leyen, é o objetivo deste Ano Europeu das Competências, que vai de 9 de maio de 2023 até ao próximo mês de maio de 2024. Esse é também, desde sempre, o objetivo do Centro Qualifica da Escola Secundária Campos Melo.

 O Centro Qualifica da E.S.C.M. abraçou a missão de proporcionar à população da CIM Beiras e Serra da Estrela, a possibilidade de ver reconhecidas competências já existentes, e de as complementar, para ser mais qualificada, melhorando as oportunidades de emprego e a sua integração. O aperfeiçoamento dos conhecimentos já existentes, ou formação para atingir o patamar seguinte, na realização de objetivos profissionais, sociais e pessoais beneficiam não só o tecido empresarial da região como o próprio adulto. Uma mão de obra mais qualificada é um motor essencial para o crescimento da economia, e também para a construção de uma sociedade mais coesa, menos propensa a tensões disruptivas, mais aberta e acolhedora tanto para as pessoas que lhe são oriundas como para as que vêm de fora.

De facto, atento aos mais variados desafios, o acolhimento e integração de populações migrantes tem vindo a revestir-se de particular relevo na ação do Centro Qualifica da Escola Secundária Campos Melo.

A par desse, contribuir para que a população se valorize e se queira valorizar, vem responder a outro desafio fundamental para a nossa sociedade: a capacidade de adaptação a novas tecnologias associando-as à sustentabilidade. Esta capacidade adaptativa vai ser um fator crucial para reforçar o poder de inovação e assim a competitividade atual e futura da nossa economia social de mercado. Dotar a mão de obra das competências necessárias também garante que as transições ecológica e digital se façam de uma forma socialmente mais justa e equitativa.

Seguindo as necessidades do mercado profissional, refletidas em novos referenciais, desenvolvidos pela A.N.Q.E.P., o Centro Qualifica da E.S.C.M. não descura também o objetivo de desenvolvimento global dos seus formandos enquanto cidadãos, mais capacitados e mais responsáveis por terem um conhecimento mais profundo e global do nosso mundo. Para tal, realiza atividades que, integradas em programas como o “Ler+ Qualifica”, ou projetos como o “Todos contam”, mobilizam saberes culturais diversos, abarcando diversas faixas etárias, diversas etnias, diversas nacionalidades, diversas consciências de si, da sua identidade e da sua cultura.

Para atingir estes objetivos, o Centro Qualifica tem, ao longo dos anos, diversificado a sua oferta, desde o processo R.V.C.C., que além de Escolar também é, nos últimos anos, Profissional, passando pelos cursos E.F.A. de tipologia A B ou C, e pelo Português Língua de Acolhimento, até às Unidades de Formação de Curta Duração, para suprir necessidades pontuais de formação. Tem também divulgado os incentivos existentes, como o Acelerador Qualifica.

Este foi o rumo do Centro Qualifica que se iniciou há mais de dezasseis anos, sob a coordenação da Dra. Maria Rosa Antunes Macedo, (que se aposentou recentemente), na Escola Secundária Campos Melo, que vai fazer 140 anos, e que seguirá certamente para um futuro em que a qualificação de Jovens e Adultos, a sua empregabilidade, e a sua felicidade serão sempre os objetivos últimos do seu trabalho.

 

Rosa Gonçalves Cruz

Coordenadora do Centro Qualifica da Escola Secundária Campos Melo

Formação

Atividades

Sessão de Júri de Certificação

Itinerâncias

Testemunhos

Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Na área de Técnico de Apoio à Família e Apoio à Comunidade - Nível 4.

RVCC Profissional

2023/2024

Image




Os cursos de formação modular certificada permitem atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos da população portuguesa adulta, bem como elevar os seus níveis de habilitação escolar e profissional. Estes cursos destinam-se a adultos/as com idade igual ou superior a 18 anos, empregados/as ou desempregados/as que queiram melhorar as suas competências.
Para mais informações e/ou inscrições dirija-se ao Centro Qualifica da Escola Secundária Campos Melo na Covilhã.

Formação Modular Certificada 2023/2024

1708 - Noções de HACCP (25 h)*

3772 - Informática na Óptica do Utilizador (25h)*

0658 - Língua Inglesa - Comunicação Administrativa (50 h)*

0571 - Aplicações Informáticas de Gestão (25 h)**

Em horário pós-laboral

Num curto espaço de tempo

Mais informações:

Nos Serviços Administrativos das 9h00 às 17h30

Na sala 27 das 17h30 às 22h00

EFA (Tipo C)

2023/2024

Inscrições Abertas