Palestras

Palestra com o ilustrador João Amaral

   A Biblioteca Escolar trouxe à escola o ilustrador João Amaral. Visivelmente entusiasmados, os nossos alunos ouviram falar do trabalho artístico, do tempo e do estudo prévio que é necessário para que as ilustrações de um livro resultem na perfeição. O nosso convidado explicou, ainda, que a sua obra é constituída por aspetos reais, em sintonia com a criação e invenção do autor. Foi o seu mais recente trabalho sobre a guerra colonial, "Cinzas de Revolta", que teve um lugar de destaque na palestra.

Palestra com o escritor João Tordo

A convite da BE, veio à nossa escola o escritor João Tordo para brindar os alunos do ensino secundário com uma animada palestra. Durante a sessão, falou sobre a construção do escritor e e da obra literária, ao mesmo tempo que dava a conhecer os seus livros. Merecedor do prémio José Saramago, com a obra "As três vidas", foi em "O ano sabático" que mais prendeu a atenção dos ouvintes. Num auditório repleto de jovens apaixonados pela literatura, brilhou pelo discurso, pelo humor e pela leveza com que respondia às questões que lhe foram colocadas. Foi uma manhã em que a literatura teve o lugar de destaque que lhe é devido.

Palestra com a escritora Lucília Galha

   A BE e o grupo de Filosofia trouxeram à nossa escola a jornalista e escritora Lucília Galha. Numa palestra inspiradora e comovente, apresentou o seu livro, “Morte Assistida”, falou de vida, morte, escolhas e dignidade humana. O auditório esteve repleto de alunos que a ouviram em absoluto silêncio, colocando depois as suas dúvidas e opiniões sobre um tema controverso e fraturante da nossa sociedade – a eutanásia. No final, todos sentiram que este momento de reflexão sobre cada um de nós, aqueles que amamos e a inevitabilidade do fim contribuiu para um crescimento interior e uma visão mais completa da vida.