Biblioteca

Ler e formar leitores para o século XXI

A Biblioteca Escolar é o núcleo fundamental da vida da escola, assumindo-se como um local atrativo, acolhedor e entusiasmante para todos os utilizadores. Constitui missão da Biblioteca Escolar apoiar o processo de ensino e aprendizagem, promover a leitura e desenvolver competências no âmbito da literacia da informação, pois só assim promoverá a criação de utilizadores críticos e autónomos, dotando os jovens de um conjunto de novas literacias relacionadas com o uso da informação, a produção e partilha de conhecimento e o exercício da cidadania.

Considerando o paradigma educacional do século XXI, a Biblioteca Escolar assume como missão capital a de apoiar alunos e professores no desenvolvimento de competências essenciais, disponibilizando equipamento variado e informação em diversos formatos e suportes, fomentando a igualdade no acesso e cooperando/coadjuvando na planificação e dinamização de atividades de aprendizagem centradas no aluno.

Catálogos Bibliográficos 

A Ciência da Poesia e a Poesia da Ciência

Concurso Nacional de Leitura

Dias imperdíveis 

Humaniza-te!

Exposições

Outras atividades

   "As bibliotecas só aparentemente são sossegadas. O sossego das bibliotecas é a ingenuidade dos incautos. Porque elas são como festas ou batalhas contínuas e soam trombetas a cada instante e há sempre quem discuta com fervor o futuro, quem exija o futuro e seja destemido, merecedor da nossa confiança e da nossa . […] As pessoas que se tornam leitoras ficam logo mais espertas, até andam três centímetros mais altas, que é efeito de um orgulho saudável de estarem a fazer a coisa certa. Ler livros é uma coisa muito certa. As pessoas percebem isso imediatamente. E os livros não têm vertigens. Eles gostam de pessoas baixas e gostam de pessoas que ficam mais altas.
   Depois da leitura de muitos livros pode ficar-se com uma inteligência admirável e a cabeça acende como se tivesse uma lâmpada dentro. “

        Valter Hugo Mãe, “As Bibliotecas” in Jornal de Artes e Ideias

   "A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis."

Manifesto da Biblioteca Escolar

Image
Image

Biblioteca - A alma da Escola

 

 

   "Nós somos todos constituídos de bocados, de extractos de História, de literatura, de direito internacional. (...) E se vos perguntarem o que fazemos, podeis responder: ‘Nós recordamo-nos."

 Ray Bradbury