Eu sempre desejei que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone. O meu desejo tornou-se realidade, já não consigo usar o meu telefone.

Clube de Programação e Robótica


Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.

Neste sentido, a Escola Secundária Campos Melo, através do seu Clube de Programação e Robótica, procura oferecer uma formação complementar aos currículos da escola. O Clube tem uma tradição de mais de 10 anos onde tem envolvido alunos de todas as idades em trabalho com componentes mecânicos, hardware e programação para criar e programar robôs autónomos capaz de executar tarefas sozinhos.

Qualquer aluno que participe no clube costuma participar na construção dos robôs, na ligação e funcionamento dos componentes eletrónicos e no desenvolvimento da programação dos mesmos. Estes projetos apesar de serem divertidos, têm pelo caminho vários problemas (avarias, erros de programação, entre outros), que requerem paciência persistência e motivação para os ultrapassar; competências também desenvolvidas no Clube.

O envolvimento nos projetos desenvolvidos tem incluído a participação dos alunos em concursos nacionais de robótica e programação, tais como: Festival Nacional de Robótica, Concurso Robô Bombeiro e Roboparty.