Projeto Eco-Shell Marathon

   Somos uma Escola Industrial das mais antigas de Portugal, com mais de um século de História, constituída por um corpo docente extremamente qualificado, e com alunos muito ambiciosos e entusiastas de novos e aliciantes desafios.

   Nesta escola, existem cinco áreas de formação com méritos reconhecidos: Design, mecânica, eletrónica, robótica e informática.

    Deste modo para que os alunos possam promover uma cultura de interdisciplinaridade e desenvolver novas competências, abraçamos o entusiasmante repto de participar na competição Shell Eco-marathon onde estudantes de todo o mundo são desafiados a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia.

    Assim, no ano de 2015 resolvemos abraçar o desafio de projetar e construir um veículo inovador com motorização a gasolina que percorresse a maior distância possível com um litro de gasolina. Para tal foi criada uma equipa responsável constituída por alunos dos cursos profissionais de manutenção industrial.

    O objetivo foi amplamente conseguido, e na nossa primeira competição que decorreu em junho 2016 no Queen Elizabeth Olympic Park em Londres, o nosso carro percorreu uma distância de 182 km com um litro de combustível.

   No ano seguinte procuramos modernizar o carro, nomeadamente com um chassis totalmente construído em alumínio, uma nova capota panorâmica, e a inclusão de motor de arranque e injeção direta no motor, objetivo que também foi bem-sucedido. Infelizmente na prova de 2017, novamente em Londres, uma avaria mecânica em prova impediu-nos de dar o nosso melhor, mas também se aprende, e muito com os imprevistos. 

   Desde então que procuramos constantemente melhorar as características do nosso veículo por forma a maximizar a sua eficiência energética, ao mesmo tempo que os nossos alunos adquirem competências extraordinárias para a vida. 

   Atualmente, a nossa equipa, é uma das aprovadas para participar na prova Sheel Eco-maraton – London 2018.