3D e Robótica: parceria entre a ESCM e a empresa R3M na RTP

 Curso Profissional de Técnico de Design 3D

 

A parceria entre a nossa escola e empresa R3M da Covilhã ganhou forma no início do ano letivo e sintetizou um conjunto de ideias do empresário Ricardo Palma e do movimento que nasceu no seio da Escola Campos Melo de integrar metodologias do Ensino Profissional Finlandês.  

 

Naquele país os alunos do ensino profissional aprendem por metodologias de projetos contratados/encomendados pelas empresas às escolas, seguindo-se a formação de grupos de trabalho de professores, que dão formação específica aos grupos de alunos associados ao produto a criar. 

 

A empresa R3M lançou no início do 12º Ano um desafio aos alunos. Após uma apresentação à turma do que é a empresa, do que faz e do que é a visão para o futuro e em que áreas poderiam ser aplicados os conhecimentos de desenho em 3D, três dos alunos aceitaram o desafio de desenvolver soluções para melhoria de produtividade em alguns sectores fabris. Demos assim um passo em frente e ajustamos os objetivos da empresa (face à carência de técnicos de desenho 3D), concretamente a modelação e criação de robots, aos conteúdos de disciplinas, permitindo uma integração plena no mercado de trabalho após o término do curso. 

 

Os nossos três alunos acabaram por criar uma solução robótica para três áreas distintas da empresa (cada um desenvolveu um protótipo de um robô diferente), melhorando a eficácia e segurança dos postos de trabalho. Importa referir que a ideia não é extinguir postos de trabalho, mas aumentar a eficácia, produtividade e segurança, factores tidos em conta na concessão dos modelos tridimensionais. 

 

No final, os alunos foram assim integrados no sector da empresa que desenvolve os robôs, concretizando uma aprendizagem bastante significativa e que no nosso entender deverá ser replicada noutros contextos de ensino profissional.

  

Foi interessante constatar que durante o desenvolvimento das soluções, ainda em período letivo, ter havido um acompanhamento e uma troca de conhecimentos entre professores, alunos e empresa de modo a que as soluções encontradas fossem viáveis.

 

Estes alunos tiveram assim a oportunidade de transformar um dos projetos em realidade (apenas um porque o período de estágio é curto) e com isso aprender mais sobre tudo o que é necessário para passar do desenho à realidade, desde mecânica, eletricidade, programação, serralharia, impressão 3D mas o mais importante foi aprenderem com “as mãos na massa” quais são os fatores a ter em conta quando se passa do projeto para a realidade.

 

Para a R3M, uma empresa jovem, que se dedica à embalagem alimentar e à construção de soluções de automação e robótica à medida, esta parceria permite ajudar a que a escola ajuste os seus programas às necessidades reais das empresas, permite mostrar aos alunos o que é trabalhar em contexto real e assim ajudar a que possam decidir sobre o seu futuro com mais certezas e criar laços para que no futuro, caso estes alunos decidam entrar no mercado laboral, haja uma porta aberta na empresa.

Além dos projetos desenvolvidos em contexto letivo, os alunos puderam participar na construção de outros sistemas robotizados, aplicando não só os conhecimentos que adquiriram no curso, como aqueles que foram adquirindo durante a formação em contexto de trabalho.

 

A prova do sucesso desta parceria fica demonstrada pelo fato de, apesar de no interior onde é difícil encontrar mão de obra especializada nestas áreas técnicas, qualquer um dos três alunos, caso não estivessem interessados em seguir com os estudos superiores, teria colocação imediata nos quadros da R3M.

 

A ESCM deseja a todos os alunos que terminaram o seu curso profissional os maiores sucessos!

 

Notícia do desafio lançado em Setembro de 2018