Previous Next

New Paths in Math - Polónia

O projeto europeu Erasmus+ New Paths in Math está a decorrer em Varsóvia - Polónia (7 a 13 de outubro),

onde participam alunos e professores dos países parceiros: Bulgária, Chipre, Italia, Polónia e Portugal.

 

O início dos trabalhos ficou marcado pela apresentação dos alunos das mais notáveis matemáticas/investigadoras de cada país. Os nossos alunos apresentaram brilhantemente a nossa investigadora na área da Matemática Aplicada Irene Quintanilha da Fonseca, atualmente a lecionar e coordenar projetos de investigação na universidade americana do Minesota. 

 

Os trabalhos iniciaram com uma reunião com os professores de todos os países e uma visita às instalações da escola anfitriã e seguidamente ao centro histórico de Varsóvia. Os alunos realizaram um peddy-paper com recurso a uma aplicação, de modo a conhecerem melhor a cidade, concretamente os vários monumentos e respetiva história. Simultaneamente, os professores realizaram um workshop no Centro Geogebra, localizado na universidade SWPS, onde puderam experimentar as mais recentes potencialidades da ferramenta. Foi ainda feita uma avaliação dos trabalhos em curso, bem como a apresentação do estudo feito ao jogo TRISEUM.

 

Como Nicolaus Copernicus era natural de Torun, foi proporcionada a toda a equipa uma visita à cidade e a todos os museus relacionados com este astrónomo e matemático, bem como a participação em vários workshops na área da Física.

 

Tivemos a oportunidade de visitar e explorar as experiências na área da Física e Matemática no Copernicus Science Center e ainda visitar o lindíssimo Real Garden de Vársóvia. Os alunos tiveram uma aula diferente na Escola anfitriã ZSEIL, conjuntamente com os alunos do projeto, sobre aprofundamento de conhecimentos em Inglês.

 

A equipa avalia até a momento esta experiência como muito enriquecedora para todos os participantes,quer a nível científico quer cultural.